O Projeto geração 2030, para além de oferecer cursos, busca superação de fragilidades dos atendidos e a ação educativa. deseja oferecer-se como um projeto capaz de ser atraente para adolescentes e jovens, envolvente em seus estilos próprios de viver, de se divertir, de buscar a construção dos seus caminhos de inserção na sociedade, de trabalhar relacionamentos, de alinhar conhecimentos, enfim, capaz de ajudá-los a se afirmar diante da realidade que os circunda, que os atrai, que os seduz, mas que nem sempre os compreende e que nem sempre os acolhe. Com toda certeza, um GRANDE DESAFIO. Neste projeto, estão contempladas as seguintes oficinas:
- OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL – São 4 turmas de 20 educandos cada uma, totalizando 80 educandos. O atendimento é realizado duas vezes por semana, de forma intercalada, das 8h às 12h, pela manhã, e das 13hàs 17h, pela tarde. Busca garantir ao educando a reflexão sobre o uso da tecnologia com reponsabilidade, observando o modo de produção e consumo de informações a serem publicadas nas redes sociais. Ao final a proposta de criação de um podcast e/ ou uma live para oferecer informações à comunidade local. Oferece ainda reflexão sobre a tecnologia como caminho profissional.
- OFICINA DE JUVENTUDE EM CENA-– São 3 turmas de 20 educandos cada uma, totalizando 60 educandos. O atendimento é realizado duas vezes por semana, de forma intercalada, das 8h às 12h, pela manhã, e das 13hàs 17h, pela tarde. Trata-se de buscar contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente através de jogos teatrais, da expressão corporal e de técnicas de desinibição, tendo como resultado apresentações com temas educativos, que colaborem com o desenvolvimento artístico dos participantes, com a formação integral do sujeito, evangelizando, socializando ideias e acima de tudo desenvolvendo sua aprendizagem de uma maneira lúdica fortalecendo os valores, pertencimento e autonomia criativa e cidadã. Oferece ainda reflexão sobre a arte como caminho profissional.
- OFICINA DE GESTÃO ADMINISTRATIVA JR. -– São 4 turmas de 20 educandos cada uma, totalizando 80 educandos. O atendimento é realizado duas vezes por semana, de forma intercalada, das 8h às 12h, pela manhã, e das 13hàs 17h, pela tarde. Busca apresentar ao jovem possibilidades de dar continuidade no Jovem Aprendiz, possibilitando conhecimentos básicos dos serviços administrativos.
OUTROS PROJETOS
-
- GRUPO DE VOLUNTARIADO- O Programa de Voluntariado na Obra Social Novo Lar visa potencializar e sistematizar o trabalho voluntário, na perspectiva Educativo-Pastoral, da Pedagogia de Dom Bosco e do Projeto Geração 2030, possibilitando a formação e atuação de pessoas comprometidas com o outro e com a transformação social, promovendo a dignidade humana e a justiça social. Os voluntários, uma vez vinculados, participam de projetos destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade sendo elas adolescentes e jovens. Considerando a diversidade temática dos eixos para os projetos da Obra Social Novo Lar, aceita-se voluntários para atuação nas mais diversas áreas, desde que relacionadas a atividade da obra.
- ORATÓRIO FESTIVO –
A realidade das comunidades do entorno do Novo Lar, somada ao carisma salesiano, nos sensibiliza e convoca, como seguidores de Dom Bosco, a oportunizar atividades que resgatem qualidade de vida e entretenimento também a crianças num ambiente saudável. Assim, apresenta-se o projeto “Oratório Festivo”. Com o principal objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 9 a 12 anos de idade, a partir de atividades variadas, numa perspectiva educativa e inovadora, apresenta-se este projeto com recreação, artesanato e escolinha de futebol.